O trabalho de formação de novos atletas é desenvolvido pelos jacareienses com apoio da CCR NovaDutra.
Promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, o Festival envolverá competições nas categorias infanto-juvenis, do M9 (até nove anos de idade) até o M19 (menores de 19 anos de idade) e competição de rugby feminino. Além dos atletas do Jacareí, participarão jogadores das equipes de rugby das escolinhas da cidade, de São José dos Campos, Jambeiro, São Paulo, Pasteur e Rio Branco.
Segundo Edis Abrantes, Coordenador Técnico do Jacareí Rugby, a comitiva jacareiense será composta por 70 pessoas: 60 atletas e 10 treinadores.
“Apesar de continuarmos treinando até 23 de dezembro, esta competição será a última das categorias M11, M13, M15 e M17 em 2011, então vamos para Ilhabela com a comitiva completa”, diz o treinador.
Ilha dos Green Sharks - A proposta de realizar um festival na Ilha é promover a modalidade no município, que tem nos Green Sharks, do Ilhabela Rugby , seu grande exemplo. Os rugbiers da agremiação ilhabelense conquistaram este ano a Copa do Brasil, campeonato da segunda divisão do Rugby Brasileiro, em 2012. Além disso, o Município de Ilhabela incentiva a prática da modalidade em suas escolinhas esportivas.
Segundo nota oficial da Prefeitura, a Seleção Brasileira de Beach Rugby realizará dois treinos na Praia do Perequê, durante os dias do evento, com amistosos contra a equipe de Ilhabela. A seleção está na fase final de preparação para disputar o Campeonato Sul-Americano de Beach Rugby, que será realizado no Equador, entre 9 e 12 de dezembro.
O Beach Rubgy - Praticado com as mãos e com uma bola oval, o Beach Rugby é uma variação do rugby tradicional (rugby union), mas envolvendo duas equipes de cinco jogadores cada, em disputas que duram dois tempos de 5 minutos (nas competições tradicionais participam times de 15 jogadores, em partidas com dois tempos de 40 minutos).
As dimensões do campo do Beach Rugby também são menores (40 m X 30 m) e não há traves (o “H” tradicional do jogo). O ponto é marcado quando um time atinge a linha de fundo do adversário (try). Cada try vale um ponto.
O apoio da CCR NovaDutra ao Jacareí Rugby se dá por meio de Lei Municipal de Incentivo. A equipe também é apoiada pela Prefeitura de Jacareí, Academia Anjos D´Água e Lavalpa Logística e Armazenagem.



















