Últimas Notícias:
Quarta, 23 de Maio de 2012
Você está aqui: Home Geral Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural discute ações
 
 
BOLETIM
 

Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural discute ações

E-mail Imprimir PDF
Representantes da Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural se reuniram no último dia 9, em Campinas-SP, para discutir as ações para 2010. A câmara é um órgão constituído por 30 entidades que fazem parte da cadeia produtiva do Turismo Rural e Ecoturismo e ligada à Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


A assessora de Comunicação e Turismo Rural, Cristiane Hungria, da Cati Regional, representou o Departamento de Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, e explicou o que vem a ser o turismo rural. "Esse tema pode ser caracterizado como atividade desenvolvida no campo, que busca agregar valor aos produtos e serviços agropecuários. Assim, a iniciativa, além de gerar renda aos habitantes da comunidade local, ainda resgata os bens naturais e a cultura da região".

Durante a reunião foram discutidos assuntos como a 7ª edição da Feiraturr e Congresso Brasileiro de Turismo Rural e da Linha de Financiamento para o Turismo Rural do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap/Banagro) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, dentre outros. A Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural é umas das 28 que funcionam no âmbito da Codeagro. O evento foi realizado na Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), localizada na avenida Brasil, 2.340, na Vila Itapura em Campinas/SP.

A assessora ressaltou a importância de fortalecer esta Câmara Setorial, buscando mais representantes e mostrando as oportunidades que o turismo rural pode trazer. "A Câmara Setorial de Lazer e Turismo integra e aproxima todos os segmentos afins, o que é essencial, pois promove um intercâmbio e uma troca de experiências".

Participam da câmara cidades de várias regiões do Estado de São Paulo. Cristiane enfatizou a participação do município de Pindamonhangaba. "A Prefeitura tem tido bastante preocupação com o tema, afinal, o Executivo promove diversas ações voltadas para o turismo rural. Como exemplo,  temos o Circuito Gastronômico, realizado na área rural do Ribeirão Grande, onde os proprietários de restaurantes, pousadas, podem apresentar e divulgar seus trabalhos". Ela ainda destacou os produtos típicos da cidade como, o arroz preto Ruzene, o Café Top Coffee, o Real Capri, derivados de leite de cabra e cachaça PindaBoa.Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural discute ações


busy